Resultado da eleição é imprevisível

Sky_puzzle

Os cientistas políticos, normalmente, analisam três varáveis para prever o resultado de uma eleição: avaliação do governo, voto inicial no candidato e tempo de televisão. Como a avaliação do atual governo é muito ruim, essa variável está descartada, segundo o pesquisador do Cepesp, Jairo Pimentel. Juntando a variável do voto inicial (eleitores antes de a campanha começar) com um bom tempo de televisão, “estatisticamente e historicamente esse candidato tem uma boa chance de vencer a eleição”. O problema é que isso não ocorre em 2018.

“Quem tem tempo de televisão, tem pouca intenção de voto. Quem tem muita intenção de voto, tem pouco tempo de televisão. Por isso o cenário é tão imprevisível, a gente não consegue apontar quem vai vencer a eleição”, afirma o cientista político. No entanto, Pimentel lembra que tanto Jair Bolsonaro (PSL) quanto Marina Silva (REDE) têm o chamado voto inicial, estão liderando as pesquisas e representam o anti-establishment, que é contra tudo e contra todos.

“Esse é o perfil desejado pelo eleitorado, um cara que vá contra o sistema. Eles começam com um barquinho mais tímido, mas vão à favor da corrente do rio. Pelo contrário, Alckmin vai com uma lancha superpotente: 40% do tempo de televisão, quase 50%, mas ele vai contra a correnteza, porque ele representa o establishment, ele representa quem estava lá, que é o PSDB que sempre disputou com o PT no segundo turno”, alerta.

Outro fator de imprevisibilidade é a incerteza envolvendo o ex-presidente Luiz Ignácio Lula da Silva e o PT. Sem o ex-presidente no páreo, Fernando Haddad deve ser o candidato à presidente, mas seu sucesso depende do potencial de transferência de votos do Lula. Pimentel acredita que as chances aumentariam se o ex-presidente estivesse fora da prisão. “Se estivesse fora da prisão, aí sim acho que a transferência de votos levaria o Haddad para o segundo turno. Preso, eu fico em dúvida”, diz ele em entrevista para a TV Estadão.

Íntegra da entrevista.

Anúncios


Categorias:Cepesp na Mídia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: