Porque “outsiders” desistem da política

O apresentador da TV Bandeirantes José Luiz Datena desistiu de disputar uma vaga no Senado pelo DEM tornando-se assim o último dos grandes nomes de fora do mundo político a desistir de tentar participar do Legislativo ou do Executivo. Antes dele, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa e o apresentador da TV Globo Luciano Huck chegaram a pensar em concorrer ao Palácio do Planalto. Dois dos cientistas políticos do Cepesp, Claudio Couto e Jairo Pimentel, apontam algumas razões para as desistências: falta de privacidade, baixa remuneração e incompatibilidade com a política.

“A gente vive um momento em que a opinião pública clama por alguém de fora da política para arejar o sistema tendo em vista os escândalos de corrupção, e mesmo a crise econômica que a opinião pública correlaciona à crise moral. Os outsiders representam uma esperança desse quadro”, afirma Pimentel em entrevista à revista Carta Capital. Para Couto, o problema pode não estar nos políticos e sim na maneira de se fazer política. “A qualidade de políticos no âmbito dos partidos e do legislativo é muito ruim e tem produzido um efeito negativo, mas isso não quer dizer que a solução para isso seja necessariamente a entrada de outsiders”, pondera Couto.

“Quem está ali em uma aventura ou tentativa voluntarista de resolver os problemas com base nas suas boas intenções ou acreditando que vai poder fazer isso como esporte, talvez não tenha tantas condições de competir como acreditava que teria”, prossegue Couto na entrevista.640px-Puzzle

Anúncios


Categorias:Cepesp na Mídia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: