Eleição da raiva

urna-eletronica-mao

Pesquisas indicam que abstenção será grande

“Esta vai ser a eleição da raiva”. Assim qualificou as eleições do próximo dia 7 de outubro o cientista político e pesquisador do Cespesp, Jairo Pimentel. Segundo ele, os brasileiros estão em um estágio de irritação com os políticos e com a política por causa da corrupção de devem ir às urnas com muita raiva escolher não só o próximo presidente da República, mas também os próximos senadores, governadores, deputados federais e estaduais. Esta é uma das razões, segundo ele, de as pesquisas apontarem um grande número de abstenções, votos brancos e nulos.

“A crise de representatividade não acontece só no Brasil. Ela é internacional. Talvez o sistema partidário atual não seja mais adequado”, afirmou a cientista política do Cepesp, Lara Mesquita. Para ela, este é outro motivo para o fato de as pesquisas mostrarem que os brasileiros não estão muito interessados em participar das eleições e, caso decidam ir ao local de votação, vão votar em branco ou anular o voto como forma de protesto. As declarações de Pimentel e de Mesquita foram feitas durante entrevista ao programa Painel, da Globonews, no último final da semana.

A última pesquisa Ibope, publicada no dia 27 de junho, apontou 33% de votos brancos e nulos. E esse número tem se mantido estável, ao contrário do que costuma acontecer quando as eleições se aproximam e as pessoas vão definindo seu voto. Como disseram os cientistas políticos, as eleições presidenciais desse ano são tão atípicas que sequer os candidatos estão totalmente definidos faltando dois meses e meio para o pleito. Um exemplo é o do ex-presidente Luiz Ignácio Lula da Silva, pré-candidato pelo PT, mas que deve ter sua candidatura impugnada.

Íntegra do programa

Anúncios


Categorias:Cepesp na Mídia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: