No Summit Mobilidade Urbana Latan 2018, Ciro Biderman debate governança e eficiência para o transporte público

O Estadão realizou, no mês de maio, em parceria com a 99 taxis, o Summit Mobilidade Urbana 2018, um dos maiores encontros sobre o tema da América Latina. O jornal fez um caderno especial para a cobertura do evento, no qual foi publicada a matéria “O fim da lógica do autorama”. O texto abordou o debate do painel “Calculando rotas alternativas: as propostas públicas para os próximos anos” e destacou os principais pontos levantados por Ciro Bidernam, coordenador do Cepesp e ex-diretor da SPTrans.

DSCF5045

Ciro Biderman, coordenador do Cepesp e ex-diretor na SP Trans na prefeitura de SP, debate sobre transporte e inovação no país/Créditos: Beatriz Trevisan

Biderman aponta a falta de governança como um dos grandes problemas da mobilidade urbana e trata de questões importantes para modernizar o do sistema como eficiência do transporte público e revolução da eletrificação de veículos. Para o pesquisador, o BRT (Transporte Rápido por Ônibus, em português), entrega a mesma qualidade de transporte do metrô, é mais barato e rápido de ser entregue para a população. “A lentidão em novas linhas de metrô não é exclusividade de São Paulo. Nova York, por exemplo, tem uma linha que está sendo construída há 20 anos”, alerta.

O pesquisador também argumenta que enquanto busca-se diminuir o número de veículos, a quantidade de viagens feitas pelos cidadãos permanece a mesma, ressaltando que tarifa zero não é uma política eficiente. “Há estudos do Cepesp que revelam que o aumento do preço cria uma desistência muito baixa nos modais. A qualidade e a velocidade são os fatores mais importantes”, diz.

Leia a matéria na íntegra no site de O Estado de S. Paulo

Anúncios


Categorias:Cepesp na Mídia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: