Enquanto esquerda se baseia em políticas de igualdade entre os cidadãos, direita se opõe a elas, diz Cláudio Couto

Cientista político e pesquisador do Cepesp explica os conceitos e diferenças de esquerda, direita e centro de modo a esclarecer a organização partidária brasileira

Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, Cláudio Couto destacou as principais ideologias em que se orientam os termos direita, esquerda e centro para definir políticas públicas e planos de governo. Couto ressalta que para além das diferenças de princípios, a esquerda defende políticas favoráveis a busca de igualdades étnicas, de gênero, orientação sexual, entre outras, enquanto a direita se caracteriza por se contrapor a elas.

“Políticas redistributivas (da esquerda) servem para reduzir desigualdade econômica; políticas de ação afirmativa servem para reduzir desigualdades sociais e de inclusão; políticas identitárias servem para conferir tratamento igual a grupos marginalizados ou minoritários. A direita se opõe a essas políticas, seja de forma mais moderada, seja de forma mais radical, e o centro se situa a meio caminho entre essas posições”, analisa.

Cláudio Couto

Cláudio Couto, cientista político e pesquisador do Cepesp

Já as propostas de direita são favoráveis às soluções puramente de mercado para problemas de distribuição da riqueza, a defesa da família em seu formato mais conservador e também da manutenção da ordem pela violência. O pesquisador ainda salienta que muitos dos partidos de direita são, na verdade, “partidos de adesão”. “Eles aderem a qualquer governo em troca de benesses estatais”, conclui.

Leia a entrevista de Couto na íntegra no jornal O Estado de S.Paulo.

Anúncios


Categorias:Cepesp na Mídia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: