Saída de Joaquim Barbosa de eleição presidencial favorece centro à direita e candidatura de Geraldo Alckmin, avalia Lara Mesquita

Cientista política e pesquisadora do Cepesp analisa a relação entre Joaquim Barbosa e PSB e faz previsões do cenário eleitoral, após descarte da candidatura do ex-ministro à presidência da República.

Em entrevista para o Globo News Painel na última sexta-feira, dia 11, Lara Mesquita avaliou os efeitos produzidos no cenário partidário e eleitoral com a saída de Joaquim Barbosa da disputa à presidência da República, e o fim de um ciclo da busca pelo novo para a sucessão de Michel Temer.

Para Mesquita, a eleição sem Joaquim Barbosa pode ser baseada em uma estrutura partidária tradicional, com nomes já conhecidos e fortes no histórico eleitoral, beneficiados por espaços maiores para a propaganda política televisiva, ainda principal meio de se obter votos. “Esse vácuo pode dar mais chances ao centro político de direita e o Alckmin é o grande favorito. Quem respirou mais aliviado foi o Alckmin, porque o Joaquim Barbosa era o candidato com maior potencial para tirar votos dele”, examina.

img_2876

Presidente Michel Temer (PMDB) e o candidato a sua sucessão na presidência, Geraldo Alckmin (PSDB)

Ainda segundo Mesquita, o novo quadro eleitoral pode resultar em um “descasamento” entre os interesses de Joaquim Barbosa e de sua sigla, Partido Social Brasileiro (PSB). A candidatura de Barbosa poderia gerar resultados positivos para o partido, caso seu crescimento nas intenções de voto se consolidasse. “Talvez ele trouxesse mais benefícios para o PSB do que o consumo que ele faria do fundo eleitoral, porque um candidato à presidência muito competitivo tende a ajudar no desempenho de candidatos dos governos estaduais e dos candidatos a deputado federal”, declara.

Assista a entrevista de Lara Mesquita na íntegra no site do Globo News Painel.

Anúncios


Categorias:Cepesp na Mídia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: