Desistência precoce de Joaquim Barbosa da disputa à presidência da República pegou todo mundo de surpresa, diz Jairo Pimentel

Cientista político e pesquisador do Cepesp analisa saída de ex-ministro da concorrência à presidência e avalia as perspectivas dos pré-candidatos em novo cenário eleitoral.

Em entrevista ao Jornal da Record News na manhã de ontem, dia 9, Jairo Pimentel comentou o anúncio do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa de que não será candidato à presidência da República. Barbosa declarou em publicação no seu perfil do Twitter que descarta a candidatura por razões “estritamente pessoais”.

Para o cientista político, o que mais surpreendeu na decisão foi Joaquim Barbosa ter anunciado tão cedo a sua ausência nas eleições, diferente dos outros possíveis candidatos, que devem postergar a definição de candidatura para depois da Copa do Mundo. “Isso pegou todo mundo de surpresa, sobretudo, porque a última pesquisa do Datafolha apontava resultados bastante positivos para ele”, examina Pimentel.

infidelidade parlamentar 5

Crédito Jonas Pereira/ Agência Senado

O pesquisador também mostra que a saída de Barbosa da lista de possíveis presidenciáveis leva a disputa eleitoral de volta ao cenário político tradicional. “Agora não temos nenhum grande candidato que seja um político outsider, todos são políticos tradicionais”, observa.

Assista na íntegra a entrevista com Jairo Pimentel no site do Jornal da Record News.

Anúncios


Categorias:Cepesp na Mídia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: