“A NEUTRALIDADE IMPOSSÍVEL”: em artigo para a revista Piauí, Cláudio Couto, pesquisador do Cepesp, explica estudo sobre seletividade crítica

O pesquisador do Cepesp, Cláudio Couto, cientista político e pesquisador do Cepesp Cláudio Couto, escreveu artigo para a Revista Piauí, publicado ontem, 26. No artigo, Couto explica a seletividade crítica com que o cidadão julga os políticos.

“Cada pessoa, a depender do âmbito do espectro político em que se situa, tem um corrupto para malhar ou chamar de seu, ou uma régua diferente para medir como anda nossa democracia. Não se trata, porém, de uma peculiaridade brasileira. É um fenômeno ubíquo e recorrente que os cidadãos julguem o mundo, ou especialmente seu país, de acordo com suas preferências ideológicas e partidárias.”, comenta o pesquisador.

32897C4DD7D701091E1B5C7ABC043BE0ED520681B5A41E367D42D383D4C4A13A

Os quatro candidatos presidenciais do PSDB desde 1994, todos escolhidos pela cúpula partidária: Alckmin, Serra, FHC e Aécio Neves

Ele baseia sua reflexão no levantamento do Pew Research Center sobre a opinião dos norte-americanos sobre seus valores cívicos e instituições do sistema governamental e da democracia de seu país, divulgado nesta quinta-feira, 26 de abril.

“Um dos fatos relevantes do levantamento é o de que cidadãos democratas são claramente mais críticos a seu país e às instituições de seu sistema político do que os republicanos. E se tornaram ainda mais críticos após a posse de Donald Trump, enquanto seus compatriotas republicanos se tornaram mais condescendentes.”

Para ler o artigo na íntegra, acesse o site da revista Piauí.

Anúncios


Categorias:Cepesp na Mídia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: