Como renovar a política partidária?

A pesquisadora do Cepesp Lara Mesquita, doutora em ciência política pela UERJ, publicou neste domingo, 11, um excelente artigo no jornal Folha de S.Paulo sobre a tão falada renovação da política pela perspectiva dos principais partidos brasileiros.

“Uma reflexão mais acurada necessita de clareza sobre o que se entende por renovação partidária:  ter quadros mais jovens ou atrair novos atores para a vida política?”, questiona a autora do texto, que pode ser lido na íntegra aqui.

575152c8da2ab3.37281351635909151464852196-414168486-politics

Lara Mesquita reconhece que grandes e médios partidos – como PSDB e PT, no primeiro caso, e DEM e PSB, no segundo – conseguiram produzir novos quadros, todos na faixa entre 40 e 55 anos, mas não obtiveram a mesma renovação nos diretórios e executivas nacionais. Além disso, a pesquisadora do Cepesp faz uma observação que vale para quaisquer atividades do dia a dia, mas é ainda mais relevante na política: “não bastam boa vontade e competência profissional para ter sucesso”.

Não deixe de ler o artigo de Lara Mesquisa e acompanhe todas as novidades do Cepesp no blog, na página do Facebook e no perfil do Twitter!

Anúncios


Categorias:Cepesp na Mídia, Eleições, PMDB, PSDB, PT

Tags:, , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: