Cepesp abre vaga para pós-doutorado

O Centro de Política e Economia do Setor Público – CEPESP da Fundação Getúlio Vargas – FGV – está procurando candidatos para a vaga de pesquisador pós-doutorado para atuar na pesquisa sobre a coordenação eleitoral no Brasil. Esta pesquisa está associada ao projeto temático de pesquisa denominado “As Instituições Políticas Subnacionais: Um Estudo Comparativo dos Estados Brasileiros” financiada pela Fundação de Amparo à pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP.

O principal objetivo do projeto é investigar da relação entre os diversos níveis federativos na coordenação eleitoral realizada pelos partidos políticos. A compreensão daquela relação permite compreender melhor como se organiza o sistema político brasileiro e como as decisões partidárias são, na verdade, tomadas em um jogo multinível. Ao falar, no singular, em sistema partidário ou eleitoral brasileiro, a literatura muitas vezes se esquece de um fator fundamental, apontado já por Olavo Brasil de Lima Jr. (1983), que é o fato de que no país há na verdade múltiplos sistemas partidários e eleitorais em atuação.

A formação de coligações eleitorais é o instrumento, por excelência, que permite a coordenação mais evidente entre os partidos políticos. Partidos sem chance alguma de lançar candidatura viável a um dado governo estadual, podem preferir apoiar um candidato de outra legenda, em troca de um lugar nas coligações eleitorais para deputado (ver Soares, 1964; Lavareda, 1991; Souza, 1996; Schmitt, 1999). O que, é claro, poderia explicar porque partidos grandes aceitam ser prejudicados eleitoralmente ao aceitarem lançar partidos nanicos em suas coligações eleitorais para cargos legislativos. Desse modo, compreender como se formam as coligações eleitorais, quais suas características e qual seu papel nas eleições é tarefa crucial.

Espera-se que o candidato selecionado participe das atividades de pesquisa do projeto temático, sob a coordenação do professor George Avelino e localizado no FGV-CEPESP. As tarefas específicas incluem a preparação de relatórios, a construção de base de dados, a participação em conferências e outras atividades coletivas do projeto, e a elaboração de manuscritos para publicação.

Neste primeiro momento, a bolsa de pós-doutorado terá a duração de 12 meses, podendo ser renovada até o limite de 48 meses. O valor atual da bolsa está em R$ 6.819,30, livre de impostos.

Os interessados devem encaminhar uma carta descrevendo uma proposta preliminar de trabalho e o respectivo Currículo Vitae para o FGV-CEPESP, Rua Itapeva, 286, 10º. andar, São Paulo – SP 01332-000. As cartas de submissão de candidaturas também podem ser enviadas para o endereço eletrônico FGV-CEPESP (cepesp@fgv.br).

O processo de seleção receberá aplicações até o dia 24 de fevereiro de 2017. Em uma segunda etapa, os candidatos deverão ser entrevistados ou pessoalmente ou eletronicamente.

Anúncios


Categorias:Cepesp na Mídia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: