Cepesp lança banco de dados eleitorais

Em 10 de novembro deste ano, o Cepesp realizou um evento para lançar o site “Cepesp Data”. Financiado pela Fapesp e pela FGV, trata-se de um repositório que organiza dados eleitorais referentes a vereadores e prefeitos (desde 2000), e a deputados estaduais, deputados federais, senadores, governadores e presidente (desde 1998).

De acordo com os organizadores do projeto, George Avelino (FGV-SP) e Ciro Biderman (FGV-SP), é uma iniciativa que permitirá o uso de “big data” como instrumento para o estudo da micropolítica baseada em evidências. “Será possível acompanhar o candidato através de várias eleições pela sua identificação de título eleitoral. Isto é inédito no Brasil”, afirmou Avelino. (Veja aqui a apresentação inicial desses pesquisadores sobre o projeto.)

O evento de lançamento do Cepesp Data contou com palestras de Jairo Nicolau (UFRJ), Eloísa Machado (Direito FGV-SP) e Diogo Rais Rodrigues Moreira  (Direito FGV-SP). Essas palestras serão detalhadas neste blog em breve.

Pesquisadores, jornalistas e demais interessados têm, agora, uma ferramenta organizada de modo intuitivo, baseada em dados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para consultar resultados eleitorais por cargo eletivo. As pesquisas podem ser agregadas por partido político, estados e regiões.

Versões futuras do site permitirão a análise geográfica dos dados eleitorais através de mapas e gráfico e a análise de indicadores como concentração eleitoral, fragmentação eleitoral e volatilidade eleitoral, o que tornará o Cepesp Data muito útil para cientistas políticos e pesquisadores de outras áreas. Também serão inseridos dados sobre gastos de campanha e sobre as trajetórias de carreira de secretários estaduais e ministros.

Avelino e Biderman apresentaram resultados de uma pesquisa acadêmica, intitulada “Como se desenvolvem as eleições para deputado federal?”, baseada em dados do Cepesp Data. (Confira aqui a apresentação.)

A intenção é analisar a importância de prefeitos – identificados como “apoiadores locais” mais importantes de deputados federais – para a eleição de parlamentares no nível federal. Os pesquisadores mediram o quanto um prefeito pode adicionar de votos aos deputados federais de seu partido na eleição subsequente.

Segundo Avelino, “cabos eleitorais são importantíssimos para informar eleitores sobre candidatos a deputado estadual e federal, e os prefeitos fazem esse papel, sobretudo em municípios pequenos”.

Aqui estão algumas fotos do evento.

Anúncios


Categorias:Cepesp na Mídia

1 resposta

Trackbacks

  1. Campanhas eleitorais e o papel institucional do STF – CEPESP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: