Seminário: Compartilhamento e uso intensivo do viário urbano em São Paulo

 

Na próxima sexta-feira, 18-Março, a FGV sediará o seminário “Compartilhamento e uso intensivo do viário urbano em São Paulo” das 9h às 13h, no salão nobre do prédio principal (Avenida 9 de Julho 2029, quarto andar).

Veja, abaixo, a programação completa.

***

Uma das maiores novidades na oferta de serviços de transporte nos últimos anos está associada ao que ficou conhecido como a “Economia Compartilhada”. Proprietários de veículos dispostos a oferecer parte do seu tempo como motoristas particulares, empresas adquirindo carros para serem utilizados por diversos usuários distintos ou a ampliação da oferta de caronas são exemplos dessa tendência mundial.

Antes da difusão da tecnologia de informação para equipamentos móveis o custo de transação para esse tipo de serviço era tão alto que a oferta desses serviços era extremamente tímida.  Porém, com os novos aplicativos de transporte individual, os antigos problemas de segurança, divergência sobre preço e trajeto da viagem e tempo de atendimento foram fortemente reduzidos.

O surgimento desse novo mercado gerou reações positivas e negativas por parte de diferentes setores da sociedade. Em particular, gerou uma dificuldade de regulação por parte do setor público. Nesse seminário pretende-se debater qual a melhor forma de regulação desse novo mercado. Há no mundo casos em que não se permitiu esse novo modelo de negócios até casos no qual praticamente não se regulou esse mercado. Qual o ponto ótimo de regulação que garante o bom funcionamento do mercado sem gerar externalidades negativas para os cidadãos? Qual a contrapartida que se deve exigir dos seus participantes? Como garantir um ambiente em que a regulação seja respeitada? Essas perguntas entre outras serão debatidas por acadêmicos e legisladores da Cidade de São Paulo preocupados em garantir um ambiente propício para o desenvolvimento de uma nova economia sem gerar prejuízos para a cidade.

***

Abertura – 09h00 às 09h15
Convidado: Yoshiaki Nakano (FGV)

Aspectos econômicos – 09h15 às 10h45
Moderador: Ciro Biderman (FGV-SP)
Convidados:
* João Manuel Pinho de Mello (Insper)
* Paulo Furquim de Azevedo (Insper)
* Claudia Viegas (LCA)
* Membros da Câmara Municipal da cidade de São Paulo

Aspectos regulatórios – 11h30 às 13h00
Moderador: Rodrigo Pirajá (SP Negócios)
Convidados:
* Ivo Correia (Harvard)
* Marilia Ferreira Maciel (FGV-RJ)
* Guilherme Bueno (PGM-PMSP)
* Membros da Câmara Municipal da cidade de São Paulo

Anúncios


Categorias:Cepesp na Mídia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: