Marcos Fernandes: o que são, hoje, direita e esquerda?

Ser direita e esquerda?! Que ironia, dado o fato de que há muita gente que seria e direita e apoia programas de renda como o Bolsa Família, e outras, que se dizem de esquerda e votam num partido e em ideias que deixariam Marx envermelhado.

Explico. O programa do Partido dos Trabalhadores, divulgado antes da campanha de reeleição de Dilma Roussef, no papel, é coerente com todas as políticas liberais que eu conheço. Claro que não tocam como deviam no tema do comércio com o devido realismo. Mas fala, ou falam os petistas, em melhorar a eficiência do Estado, em investimento e ciência e tecnologia, educação. Bem, tudo o que a direita para eles, o PSDB, em seu programa, prega.

Podem dizer: programas são programas, o que importa são as ações. Aí, de fato, o PT foi um partido de direita, contrariando os princípios básicos de focalização e justiça de gasto social de Karl Marx, qual seja “de cada qual de acordo com sua capacidade, para cada qual de acordo com sua necessidade”.

Se considerarmos o principal e meritórico programa de renda do PT, que não é somente do PT, mas que foi carimbado como tal, o Bolsa Família, que aliás somente saiu do papel devido à ajuda de Ricardo Paes de Barros, que não era economista petista (vade retrum), ele é eficaz, socialmente justo e procura romper com círculos viciosos de pobreza, no jargão econômico, armadilhas da pobreza.

Observação malvada: lembro-me de petistas falando, do programa de Dona Ruth Cardoso, nos anos 90 do Século XX, que antecede o Bolsa, como “política social neoliberal”…babando….mas é mesmo!

De resto, dar benefícios sem focar e avaliar se estes atingem mais o topo da pirâmide (e este é o fato) do que a base, foi a política de direita “ao modo de Geisel” que na prática Dilma seguiu. Opa! Com o apoio velado do partido.

Podem dizer que o que foi feito é ela problema dela e não do partido, mas bolsa empresário, pedalada fiscal empresário (e de programas sociais injustos pois sem critério e populistas, além de insustentáveis, a não ser por imposto inflacionário) significam dar com uma mão, a do populista de direita, pois não resolve o problema, e tirar com a outra, a dos preços subindo.

O programa do PSDB, timidamente publicado…nem isso…divulgado antes das eleições (medo das reações carnais de uma campanha lasciva) é, ironicamente, mais de esquerda. Por que? Ora, defender a população da inflação, manter programas como o Bolsa, investir em reforma do estado para valer e fazer mudanças para garantir aumento de produtividade são o que? Socialmente injustas as medidas?

Paro por aqui hoje, mas podem falar…e o Psol? Vá, você, leitor, perder seu tempo e se divertir. Mas somente para dar um gostinho: pedem auditoria da dívida pública. Desculpa, se há algo transparente no Brasil são as contas públicas. Se quer falar de juros, que antes do “Tesouro Direto” havia um oligopólio na compra de títulos, etc….ok, vamos papear. Mas, somente um pergunta para a Genro e Safatle: os maiores detentores da dívida pública, me diga, quem são? Pista: quais são os maiores acionistas das empresas privatizadas por FHC?

Lembro-me de Deirdre Nansen McCloskey. Ela defende que o capitalismo educa moralmente, o que concordo, que a liberdade de tudo é mesmo mais relevante do que a igualdade (mas não aceita a desigualdade que advém de privilégios) e, logo, é de direita. Deveria ganhar o Nobel de economia por suas análises sobre retórica na ciência.

Conheci-a como Donald. Aos cinquenta e poucos anos, fez operação de mudança de sexo, abrindo jurisprudência na Suprema Corte dos EUA. Hoje, entre outras militâncias pelos direitos e liberdades, ela luta pelos que querem mudar e mudam de gênero. Pergunta para Jean Wyllys (espero que leia depois da sua viagem para Israel – mandou bem, cara!), ela é “de direita”?

MARCOS FERNANDES G DA SILVA, 52, pesquisador associado de políticas públicas (CEPESP/FGV), professor de microeconomia e governo (FGV/EAESP e DireitoGV da FGV) e pesquisador associado do projeto do supercomputador cognitivo Watson/IBM pela Fundação Getulio Vargas mfgdasilva@uol.com.br

Anúncios


Categorias:Cepesp na Mídia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: