Seminário Cepesp: a história econômica do Brasil

O Cepesp organizou, junto com o Centro de Estudos do Atlântico Sul (CEAS), comandado pelo historiador Luiz Felipe de Alencastro, seminário sobre a história econômica do Brasil. Participaram também do evento Luiz Carlos Bresser-Pereira (FGV-SP), Leda Paulani (FEA-USP), Francisco Vidal Luna (FEA-USP), Alexandre Saes (FEA-USP), Leonardo Weller (FGV-SP) e Marcelo de Paiva Abreu (PUC-RJ).

Em sua apresentação inicial, Alencastro fez um breve histórico sobre professores influentes de história econômica no mundo, principalmente nos Estados Unidos. Também apresentou dados de sua pesquisa sobre tráfico negreiro e a economia brasileira.

Em seguida, Luna falou sobre o livro “The Economic and Social History of Brazil since 1889” (Cambridge University Press, 2014), escrito com Herbert Klein (Columbia University e Stanford University). “É um livro que traz uma integração difícil entre economia e sociedade. Trazemos um aspecto demográfico muito importante, que faz o livro destoar de obras sobre história econômica”, disse Luna. “Não é um livro com pesquisa empírica inédita e tem linguagem menos acadêmica do que o costumeiro.”

Lançando nova edição de seu clássico “A Ordem do Progresso: dois séculos de política econômica no Brasil” (Ed. Campus, 2014), Marcelo de Paiva Abreu elencou as principais mudanças ao livro. “Adicionamos um capítulo estrutural sobre economia do império. Nosso ‘escravista’ é o Luiz Correa do Lago, cuja tese defendida em 1978 foi somente agora publicada. E também três capítulos sobre 1990-2010, cobrindo os governos Collor-Itamar, FHC e Lula. O país continua incapaz de superar seus erros de juventude, que estão se tornando agora erros de maturidade…”.

Leonardo Weller, do CEAS, comentou o livro de Abreu. “Não é um sucesso por acaso. Primeiro porque é muito detalhado e denso. Se história é messy, a política econômica brasileira é ainda mais! Segundo porque o livro tem um distanciamento, que permite imparcialidade crítica. As conclusões do livro são tiradas de análises empíricas sérias, por mais que os autores tenham suas opiniões.”

Por fim, Bresser-Pereira apresentou seu “A construção política do Brasil: Sociedade, Economia e Estado desde a independência” (Ed. 34, 2014) .

Anúncios


Categorias:Seminários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: