Sérgio Praça lança livro sobre corrupção neste sábado

O professor da UFABC e pesquisador do Cepesp, Sérgio Praça, lança neste sábado, dia 4 de outubro, o seu novo livro “Corrupção: Parceria degenerativa”.

Escrito em conjunto com o especialista em ética Clóvis de Barros Filho, professor da ECA-USP, a obra questiona a forma como temas ligados à corrupção são abordados pela imprensa e tenta desmistificar o desejo da sociedade de “acabar com a corrupção”

Segundo os autores, isso é impossível.

corrupção

Leia abaixo, com exclusividade, a introdução do livro:

O que vemos e lemos na mídia sobre corrupção é, quase sempre, enganoso. Não porque as notícias implicam desproporcionalmente este ou aquele partido. Nem porque jornalistas não têm formação acadêmica adequada para compreender o campo político.

Mas porque narrativas jornalísticas simplificam a realidade de uma maneira extrema, bem mais danosa do que se costuma imaginar. É como se todos os políticos fossem “personagens planos”, conforme a definição do escritor James Wood atributo único, singular, repetido incessantemente. Qual é esse atributo? Participar de atos corruptos ou ser leniente com eles.

A narrativa jornalística, portanto, não deixa espaço para complexidade. A corrupção que você vê nos jornais segue uma estrutura básica. Os atores políticos têm propósitos conscientes e auto-interessados. As ações deles resultam nos efeitos que observamos, sem espaço para acidentes, eventos ocultos e contingências. E essas ações estão inseridas em certas estruturas institucionais que limitam as possibilidades dos atores.

Essa é, então, a corrupção que você vê nos jornais. A corrupção como ela é, de fato: multifacetada. Um ato corrupto, pela lei, pode implicar várias “corrupções” ao mesmo tempo. Todas elas passam desapercebidas na leitura rápida dos jornais, na indignação justa, mas relativamente inútil, dos que querem “acabar com a corrupção”.

Pois entendam: ela não vai acabar. O que podemos fazer é definir suas diversas faces e efeitos. É o que propomos neste livro.

Anúncios


Categorias:Cepesp na Mídia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: