Quer ser pesquisador do Cepesp?

O Cepesp está em busca de um bolsista de pós-doutorado para atuar no projeto temático de pesquisa denominado “As Instituições Políticas Subnacionais: Um Estudo Comparativo dos Estados Brasileiros”, que conta com financiamento da Fundação de Amparo à pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

O recente declínio da volatilidade eleitoral, mesmo em eleições municipais, levanta questões a respeito da distribuição territorial do apoio eleitoral dos partidos políticos. Além disso, pesquisas vêm demonstrando a habilidade dos partidos transferirem votos em eleições em diferentes níveis (municipal, estadual e federal). Esta questão levanta algumas indagações sobre as características da organização territorial dos partidos e do tipo de conexão que eles são capazes de estabelecer com certos grupos de eleitores. Em suma, uma maior institucionalização da competição eleitoral implicaria em resultados eleitorais espacialmente coordenados; ou seja, as chances de encontrarmos dois eleitores com preferencias partidárias similares deve estar negativamente relacionada à distância que os separa no espaço.

A pesquisa sobre a influência territorial em questões como as levantadas requerem estratégias analíticas inovadoras. A distribuição espacial da população em função de suas características socioeconômicas e do investimento público tende a apresentar padrões não aleatórios e são variáveis chave para a compressão dos resultados de partidos e candidatos em eleições estaduais. Isto porque a própria definição dos locais de votação e o conjunto de eleitores que nele votam são definidos por critérios de proximidade e vizinhança. Esta proposta é dirigida a pesquisadores capazes de proporem e aplicarem técnicas de análise espacial e geoestatística na investigação da organização dos partidos e resultados eleitorais a níveis subnacionais. O
pesquisador será responsável por compilar uma base de dados georreferenciada unificada contendo os resultados eleitorais e as características territoriais para o período de 1994 e 2010 em Sistema de Informação Geográfica (SIG).

Espera-se que o candidato selecionado participe das atividades de pesquisa do projeto temático, sob a coordenação do professor George Avelino. As tarefas específicas incluem a preparação de relatórios, a construção de base de dados, a participação em conferências e outras atividades coletivas do projeto, e a elaboração de manuscritos para publicação.

Neste primeiro momento, a bolsa de pós-doutorado terá a duração de cinco meses, podendo ser renovada até o limite de 48 meses. O valor atual da bolsa está em R$ 6.143,40, livre de impostos.

Os interessados devem encaminhar uma carta descrevendo uma proposta preliminar de trabalho e o respectivo currículo para:

FGV-CEPESP, Rua Itapeva, 286, 10º. andar, São Paulo-SP 01332-000.

As cartas de submissão de candidaturas também podem ser enviadas para o endereço eletrônico do professor George Avelino (george.avelino@fgv.br).

O processo de seleção receberá aplicações até o dia 30 de setembro de 2014. Em uma segunda etapa, os candidatos deverão ser entrevistados ou pessoalmente ou eletronicamente.

Anúncios


Categorias:Cepesp na Mídia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: