Na TV, Sérgio Praça analisa os efeitos da Copa na campanha presidencial

Em entrevista ao Jornal da Record News, o professor da UFABC e pesquisador do Cepesp, Sérgio Praça, afirmou que a Copa do Mundo, que começa nesta quinta-feira, só vai ser negativa para o governo federal caso aconteça um “desastre”.

“Eu acho que haverá uma repercussão negativa para o governo só se algum desastre acontecer. Algum turista assassinado, caos nos aeroportos, muitas manifestações, polícia batendo em muitos manifestantes. Se tiver muita confusão desse tipo, vai repercutir mal para o governo federal. Não importa que os governos estaduais e as prefeituras também sejam responsáveis por sediar a Copa”, afirmou.

Praça disse não acreditar que a vitória do Brasil na competição possa influenciar na reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT). Ele lembrou que em 2008 a seleção sofreu uma derrota “vergonhosa” para a França e mesmo assim o então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) obteve a vitória no primeiro turno.

Segundo o professor, o bom desempenho da seleção pode não ajudar Dilma, mas talvez prejudique um de seus principais adversários na corrida eleitoral: o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB).

“O que eu acho que pode acontecer é que, se o Brasil ganhar, vai ter um clima de festa por uma semana, uns dez dias, que vai encurtar ainda mais a campanha. E isso vai beneficiar o Aécio (Neves) e a Dilma. A campanha curta é muito ruim para o Eduardo Campos, porque ele é o candidato que precisa se fazer conhecido”, disse.

O pesquisador brincou: “Eu, se fosse ele (Campos), torceria contra”.

Assista aqui a íntegra a entrevista.

Anúncios


Categorias:Cepesp na Mídia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: