50 anos do Golpe: Ouça discurso inédito de Rubens Paiva

De acordo com os seus objetivos estratégicos de buscar o desenvolvimento democrático do país, o Cepesp posta em seu blog um discurso do deputado Rubens Paiva, proferido na madrugada do dia 1º de abril de 1964 contra o Golpe Militar que havia começado no dia anterior e que culminou por derrubar o presidente eleito João Goulart.

Em seu discurso curto, mas contundente, a favor da legalidade democrática, o então deputado convocou a população a ficar atenta aos desdobramentos dos fatos e a lutar de forma pacífica contra o Golpe.

“Estejam atentos às palavras de ordem que emanarem aqui da Rádio Nacional e de todas as outras rádios que estejam integradas nesta cadeia da legalidade. Julgamos indispensável que todo o povo se mobilize tranquila e ordeiramente em defesa da legalidade prestigiando a ação reformista do presidente João Goulart que neste momento está com o seu governo empenhado em atender todas as legítimas reivindicações de nosso povo”, disse Rubens Paiva.

Durante o pronunciamento, ele também defendeu as reformas propostas pelo presidente João Goulart.

“Está lançada inteiramente para todo o país o desafio: de um lado, a maioria do povo brasileiro desejando as reformas e desejando que a riqueza se distribua, os outros são os golpistas que devem ser repelidos e desta vez, definitivamente para que o nosso país veja realmente o  momento da sua libertação raiar.”

Nova versão. O discurso na Rádio Nacional vem a público no momento em que são revelados novos fatos sobre a morte de Rubens Paiva, que desapareceu no dia 20 de janeiro de 1971, após ser preso em sua casa, no Rio.

No mês passado, a Comissão Nacional da Verdade acusou dois militares pela morte do deputado. A Comissão vem sustentando há algum tempo que Rubens Paiva foi assassinado, sob tortura, nas dependências da sede carioca do DOI-Codi, um órgão subordinado ao Exército Brasileiro.

Ouça o áudio histórico de Rubens Paiva no dia 1º de abril de 1964.

Anúncios


Categorias:Cepesp na Mídia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: