Pesquisa relaciona oferta de bens públicos e escolha entre trabalhar no setor formal ou informal

Quanto maior for o acesso das pessoas aos serviços púbicos, como saúde e educação, menor é a probabilidade do indivíduo trabalhar no setor formal da economia. Essa é a conclusão do trabalho apresentado pela mestre da Escola de Economia de São Paulo da FGV Isabela Furtado em dezembro do ano passado durante o Congresso da Anpec (Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia ).

Orientada pelo professor e pesquisador do Cepesp Enlinson Mattos, Isabela utilizou dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) de 2008 e 2009 para observar como o consumo de alguns bens providos pelo governo influencia na escolha do setor de trabalho.

A pesquisadora ressalta, no entanto, que bens que a pessoa pode contratar privadamente com mais facilidade, como saúde e educação, diminuem o incentivo de trabalhar no setor formal. ” Uma vez que estes serviços (educação e saúde)  estão disponíveis publicamente, o trabalho formal, forma alternativa de obter esses serviços a partir de benefícios, é dispensável. Isto indica que o acesso a esses bens por parte dos indivíduos não parece estar associado ao sentimento moral de pagamento de impostos”, aponta Isabela.

Já a provisão pública de segurança e infraestrutura pode fazer com que o indivíduo se sinta mais incentivado a buscar um emprego com a carteira assinada.

“Se a pessoa pode contratar um bem privadamente, ela não tem muito incentivo a trabalhar no setor formal. Agora, se o governo oferece bens públicos que não têm substitutos privados, isso pode ser um incentivo para as pessoas trabalharem nesse setor”, explica.

O trabalho intitulado “Consumo de bens providos publicamente e oferta de trabalho no setor formal e informal da economia” é fruto da dissertação de mestrado apresentada por Isabela em maio do ano passado.

Leia aqui o artigo na íntegra.

Anúncios


Categorias:Cepesp na Mídia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: