Seminário: Pesquisa mostra influência das eleições municipais na política nacional

Como as eleições municipais afetam a política nacional? Esse foi o tema da palestra do doutorando em Administração Pública e Governo na FGV-SP Leonardo Barone, realizada recentemente pelo Cepesp. 
 
Durante o seminário, Barone apresentou alguns resultados preliminares da sua tese, que deve ser defendida no início do ano que vem. 
 
Segundo o pesquisador, a partir da análise de dados dos pleitos de 1996 a 2010, é possível afirmar que o resultado das eleições para prefeito impacta positivamente na performance do partido nas eleições para deputado federal e estadual, mas não têm efeito quando se trata de cargos majoritários.
 
Outra conclusão prévia é que vencer as eleições no município faz com que o partido arrecade mais nas próximas eleições, mas não contribui para que a sigla atraia novos filiados ou aumente o número de aliados para a construção de alianças.
 
Por fim, a pesquisa também mostra que deputados federais utilizam o processo de emendas ao Orçamento para enviar recursos prioritariamente aos prefeitos de seus partidos. 
 
Confira abaixo a íntegra do seminário. 
 
 
Anúncios


Categorias:Cepesp na Mídia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: