Seminário: O historiador Luiz Felipe de Alencastro faz palestra sobre federalismo na União Europeia

Em seminário realizado recentemente pelo Cepesp, o historiador e cientista político Luiz Felipe de Alencastro falou sobre o federalismo na União Europeia  e as mudanças que vêm sendo discutidas para o bloco.

O professor dividiu a sua explanação em três partes. Primeiro explicou a formação dos Estados de alguns países europeus. Em seguida, fez um breve relato de como foi constituída a União Europeia, para, por fim, falar sobre os desafios atuais do bloco.

Alencastro lembrou que a formação da União Europeia, como conhecemos hoje, foi sendo feita em etapas e que atualmente o bloco, que reúne 28 países, tem uma formação bastante heterogênea.

Segundo o professor, a União Europeia discute agora a possibilidade de adotar o modelo de um “federalismo assimétrico”. Ele explica: “Uma situação na qual fosse salvaguardado o peso dos países mais importantes e não o federalismo no seu estado puro, onde Luxemburgo, que é uma cidade, vira tão importante quanto a Polônia”.

Essa alternativa iria diminuir a integração entre os países lentamente, sem uma grande ruptura. “Poderia ter um núcleo duro, formado pela França, Alemanha, eventualmente a Holanda e a Polônia. E os outros países teriam um grau de integração menor, guardariam laços na União Europeia, mas não com todas obrigações”, diz o professor.

Alencastro fala com propriedade sobre o contexto europeu. Ainda estudante, aos 20 anos, foi morar em Paris por conta do clima de instabilidade da ditadura militar. Fez carreira no exterior, sem nunca perder a ligação com o País. Atualmente, atua como professor titular da cátedra de história do Brasil na Universidade de Sorbonne, em Paris, mas planeja sua volta definitiva ao Brasil em 2014,  quando será professor da FGV.

Seminário – Parte 1
Seminário – Parte 2

Anúncios


Categorias:Cepesp na Mídia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: