Gustavo Fernandes: como melhorar o transporte público de São Paulo

Gustavo - CepespGustavo Andrey Fernandes, economista e professor de Administração Pública da FGV, concedeu entrevista para o canal GloboNews sobre a qualidade do transporte  em São Paulo.  Para o especialista, um dos principais entraves do transporte público no Brasil é a falta de concorrência do setor e a permanência das mesmas empresas nas concessões por um longo período. “As taxas de lucro dessas companhias tende a ser muito grande”, diz ele. Portanto, “o ponto inicial fundamental é uma mudança na forma em que o setor é organizado no Brasil. Temos que repensar o sistema e reduzir os custos do transporte”.

Na entrevista, Fernandes analisa os componentes que influenciam no custo da passagem de ônibus e diz que a redistribuição deste custo é uma decisão política. “Se a gente olhar a estrutura de preços do transporte público de São Paulo, 20% são combustíveis e lubrificantes e 2% são pneus. São 22% altamente relacionados com tarifa de câmbio, que está em alta, então teremos uma pressão de custos. Quem vai absorver isso? O que as ruas estão dizendo é que a população está cansada de absorver estes custos. Nós queremos que as companhias absorvam ou o Estado. Mas se o Estado vai assumir esses custos, nós vamos pagar cedo ou tarde. É claro, é preciso melhorar e otimizar o transporte público, mas existe também a questão da inflação que não pode ser esquecida”.

Para favorecer o transporte coletivo, segundo ele, é necessário taxar mais o carro particular e usar esse dinheiro para subsidiar as passagens de ônibus, tornando esse meio de transporte mais atrativo para a população. Fernandes analisa ainda como a dívida pública dos municípios, o modelo de tributação brasileiro e as pressões da inflação impactam diretamente no orçamento do transporte público das cidades brasileiras. Veja a entrevista na íntegra: http://g1.globo.com/globo-news/jornal-globo-news/videos/t/todos-os-videos/v/especialista-diz-que-deve-haver-mudancas-na-organizacao-do-setor-de-transportes/2645202/

Anúncios


Categorias:Cepesp na Mídia

1 resposta

  1. Da-lhe Gustavo. Para mim você sempre foi um homem de notável saber. Jorge Eduardo ( tio Jorge)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: