Carolina de Pinho: Geocodificação de locais de votação

A geógrafa Carolina Mountinho Duque de Pinho apresentou, em seminário do Cepesp, seu trabalho na área de georreferenciamento de fenômenos eleitorais. A partir de dados do Tribunal Superior Eleitoral sobre o desempenho de Bruno Covas nas eleições para deputado estadual, em  2006 e 2010, Carolina de Pinho traduziu essas informações eleitorais no espaço, a fim de mapear o padrão de votação do candidato no Estado de São Paulo. A pesquisadora desenhou coordenadas geográficas para os cartórios eleitorais da Baixada Santista.  Assim, foi possível visualizar em quais setores censitários da região o candidato teve maior expansão nos votos, levando em conta uma análise comparativa entre as duas eleições.

Com essa metodologia, a pós-doutoranda pretende analisar a distribuição espacial dos votos e relacionar o padrão eleitoral com o perfil sócioeconômico dos eleitores. “Com isso, podemos responder a inúmeras questões como: A urna eleitoral aumentou a participação de analfabetos nas eleições? Há padrões espaciais diferenciados segundo regiões de maior ou menor renda?”. O objetivo final da pesquisadora é fazer um geocoding para todos os locais de votação do Brasil, um escopo de trabalho que envolve mais de 97 mil pontos de votação do país.

“Para cada perfil de município, vou ter um desafio diferente.  Alguns municípios tem apenas um  local de votação, já as capitais exigem uma pesquisa de banco de dados maior e algoritmos mais sofisticados. Temos ainda  municípios pequenos com mais de um local de votação ou com pouca população mas setores grandes. A minha proposta, portanto,  para a segunda fase do projeto, é pensar uma estratégia de geocoding diferente para cada grupo de cidades e garantir uma cobertura nacional maior”.

Para entender a  metodologia de geocoding de locais de votação, veja o vídeo do seminário.

Anúncios


Categorias:Cepesp na Mídia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: